quarta-feira, 1 de junho de 2011

A PSICANÁLISE NA ADMINISTRAÇÃO


Psicanálise Organizacional

Como em todas as relações sociais, o funcionário é exposto a um sofrimento psíquico quando é forçado pela organização a reprimir seus desejos, seja pelas condições de trabalho ou pelas pressões por resultado.A Psicanálise propõe um questionamento sobre qual seria o lugar do desejo e do sujeito no trabalho, buscando entender quais meios podem colaborar para a promoção e manutenção da saúde e a redução desse sofrimento psíquico, uma das correntes que busca entender essa relação pessoa-organização é a Psicanálise Organizacional. A psicanálise pode ser aplicada, trazendo benefícios, a todas as organizações dos mais variados setores, rompendo com a visão apenas geral, do todo, e levando em consideração o comportamento de cada pessoa no grupo, o grau de consciência individual em relação aos problemas, a percepção que cada indivíduo tem da realidade na qual se encontra e os inevitáveis conflitos intra-organizacionais. A aplicação da psicanálise à organização envolve o desenvolvimento de ferramentas para analisar a essência de cada indivíduo na organização, o comportamento dos indivíduos nos grupos e o comportamento dos grupos na organização.

O inconsciente organizacional
As atitudes frente aos obstáculos ao crescimento individual vão interferir diretamente no progresso geral, o comportamento individual interfere no sucesso da organização. Como a psicanálise é um investiga os processos mentais, ela auxilia a entender como isso ocorre. Sendo a organização formada por pessoas é necessário entende-la como portadora de uma individualidade, um “Eu”, e esse “Eu” é reflexo dos “Eus” de cada indivíduo, devemos encontrar na psicanálise, um modo de melhor aproveitamento do potencial humano dentro da organização, buscando também uma melhora da qualidade de vida de cada funcionário.
Se todos nós temos conteúdos no inconsciente e a organização é feita por pessoas, isso quer dizer que a organização também tem seu próprio inconsciente, o inconsciente organizacional. A psicanálise organizacional visa identificar as neuroses da organização, ou seja, trabalha o conteúdo inconsciente coletivo dentro da organização, tentando tornar cada pessoa um “ser” livre e que conhece seus limites, aprendendo a pensar por si, trabalhar e desenvolver suas potencialidades bloqueadas.

Objetivos da psicanálise organizacional
A psicanálise organizacional propõe soluções para os conflitos das pessoas dentro das organizações, seus sofrimentos e dificuldades pessoais e interpessoais, para isso deve-se analisar as relações interpessoais nas organizações e trabalhar as neuroses individuais que se refletem na organização, já que todo o inconsciente adquirido pela pessoa ao longo da vida é levado para dentro da empresa. Para a psicanálise a neurose é uma doença cujos sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa, é uma reação da mente em relação à experiências desagradáveis.                                                     O objetivo da psicanálise organizacional é evitar o poder traumático e negativo que alguns colaboradores exercem dentro das organizações, além de amenizar o medo, a raiva, o stress e a depressão nos ambientes de trabalho, esses traumas podem ocorrer por não escolhermos as pessoas com quem vamos conviver na organização, são as mais diversas pessoas com as mais diversas experiências. O conhecimento do “ser” e o desenvolvimento de habilidades interpessoais são uma das principais ferramentas para a motivação e comprometimento da equipe, o fator financeiro não deve ser o único motivacional na organização.
A psicanálise na gestão das empresas busca a identificação das verdadeiras causas de muitos conflitos pessoais, por vezes causados por manifestações de origem inconsciente, sem esses conflitos, a pessoa será mais saudável, produtiva, e social, utilizando todo o seu potencial. Como conseqüência as empresas se transformarão em organizações saudáveis e muito mais lucrativas, pois empresas são formadas por pessoas e o crescimento das pessoas é o crescimento das empresas


ASSUNTO RETIRADO: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeh2cAK/a-psicanalise-a-administracao-empresas

Seminário da disciplina de Psicologia Geral I

Nenhum comentário:

Postar um comentário