sábado, 11 de junho de 2011

Behaviorismo: para facilitar nosso estudo



Behaviorismo: conceitos importantes

            Behaviorismo, termo inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo publicado em 1913 de título “Psicologia”: como os Behavioristas a vêem.
Conforme a tradução em inglês, Behavior  significa “comportamento”. À medida que Watson postulava o comportamento como objeto da psicologia proporcionava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando, que eram objetos observáveis, mensuráveis, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Estas características foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo com sua tradição filosófica.
            Watson defendia uma perspectiva funcionalista (comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio). Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos. Além disso, Watson buscava a construção de uma Psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.
            O termo “comportamento” Apesar de colocado como objeto da psicologia, foi, desde Watson, tendo seu sentido modificado pelo Behaviorismo. Atualmente, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente em que seu fazer acontece.
            Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (suas estimulações).

*Resumo feito com o propósito de facilitar os estudos sobre “o estudo do comportamento


 
Comportamento respondente:

Comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntários” e inclui respostas produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.


Contração da pupila, quando a luz forte incide sobre os olhos
     
             





Lágrimas ao sentir cheiro de cebola


                                                                                                                             











Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas quando: Certos eventos ambientais confiavelmente elicidam (produzem) certas respostas do organismo que independem de aprendizagem.
Reflexos condicionados: Dependem de aprendizagem


No decorrer de uma experiência sobre os reflexos digestivos, Pavlov descobre que para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos animais e nos seres humanos reflexos aprendidos: verifica que o cão salivava não só quando via o alimento (reflexo inato), mas também perante outros sinais a ele associados, como os passos do tratador ou o som de uma campainha (reflexos aprendidos ou Condicionados, como no exemplo do cão, toda vez que tocasse a campinha, o cão receberia um naco de carne, daí a associação).




Condicionamento respondente: 

também chamado condicionamento pavloviano, diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estimulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado.
Este tipo de condicionamento é comumente relacionado ao comportamento involuntário, e está intimamente ligado ao sistema nervoso autônomo. As crianças em geral desenvolvem aversões e preferências semelhantes às de seus pais, podendo ocorrer em relação ao comportamento emocional aprendido, ódio a animais, repulsa às aranhas, medo de lugares altos, etc. 







Já o Condicionamento Operante procura explicar outros aspectos do comportamento humano. Estão nesse caso nossos atos ou comportamentos voluntários, que algumas vezes dependem de atos voluntários. As diferenças entre condicionamento respondente e operante são dadas porque ajudam a distinguir quanto aos modos como diferentes comportamentos são aprendidos.


Condicionamento Operante ou instrumental 
Ocorre quando uma resposta operante é reforçada. As respostas operantes são emitidas quando um organismo deve se adaptar a condições ambientais ou resolver problemas. Por exemplo, quando um animal é colocado numa gaiola, dá respostas tipicamente de fuga (respostas operantes). A resposta que leva à liberdade é reforçada pela fuga, e tende a ser dada toda vez que o animal é recolocado na gaiola. A maioria das aprendizagens complexas são de tipo operante.


Referências bibliográficas:

 BAHIA Mercês, FURTADO Odair, TEIXEIRA Maria de Lourdes Trassi, Psicologias:uma introdução ao estudo da psicologia-13.ed.refor. e ampl.-São Paulo: Saraiva, 2002.cap.3

Disponível em:<http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=194> , acesso em 15 de maio de 2011.

Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Reflexo_condicionado> acesso em 15 de maio de 2011.



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