sábado, 11 de junho de 2011

PERSONALIDADE



É o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Os variados comportamentos existentes no ser humano dizem respeito a alguns fatores. Dentre eles, destaca-se a personalidade. Personalidade é “a organização dinâmica, no indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam o seu pensamento e comportamento característicos, a sua adaptação típica ao meio social”.
Portanto, o ser humano é único e como tal deve ser respeitado em suas particularidades. Existem diferenças de personalidade entre as pessoas e elas respondem e se comportam em tempos variados, com motivações e posturas que muitas vezes desapontam àqueles que tentam nivelá-las a um mesmo padrão. A frustração pode ocorrer ao líder que almeja resultados semelhantes em seus seguidores, mas desconhece temperamento e personalidade, levando em conta apenas o imediatismo das ações. Contudo, há pessoas que demoram mais do que outras para realizar um dado empreendimento, mas podem fazê-lo com mais qualidade do que outros que realizam em velocidade superior.
No entanto, ela é fruto de uma organização progressiva do ser humano e não apenas entendida como um fenômeno em si. Ela evolui de acordo com a organização interna do indivíduo. A psicanálise afirma que a estrutura da personalidade já está formada aos quatro ou cinco anos de idade, enquanto que, para Piaget, ela começa a se formar entre os oito e doze anos. O caráter, temperamento e os traços de personalidade são termos que se referem a esta noção. Alguns distúrbios podem se relacionar à personalidade, gerando conceitos patológicos, como é o caso da personalidade múltipla (ver em amnésia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário