quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sobre o Behaviorismo:

01) Para os Behavioristas qual o objeto de estudo da Psicologia e como é caracterizado?
Um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a psicologia alcançasse o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica. O comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio.

02) Qual ou quais as diferenças entre Behaviorismo metodológico e Behaviorismo radical.
O Behaviorismo Radical é a filosofia da analise do comportamento, analise aplicada do comportamento, psicologia experimental, psicologia analítico – comportamental, – comportamental, ou seja, enquanto filosofia visa trazer subsídios epistemológicos para um sólido embasamento teórico, assim como o behaviorismo metodológico é a filosofia do comportamentalismo, onde o ambiente refere-se apenas às condições externas, neste sentido tal behaviorismo considera importante o critério de “verdade” via consenso público, ou seja, o qual só pode ser alcançado para eventos externos e públicos (visto igualmente por mais pessoas além do observador).

03) Explique o condicionamento respondente
Inclui respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta incondicionadas, com certos eventos ambientais as respostas do organismo independem de “aprendizagem”. Como exemplo, podemos citar a salivação provocada por uma gota de limão, o arrepio da pele com o tempo frio e ate de lagrima causada pela cebola.

04) Explique o condicionamento operante
Esse condicionamento abrange um leque amplo da atividade humana, inclui todos os movimentos de um organismo. O comportamento operante opera sobre o mundo, propiciar a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante – a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. O exemplo explicado no texto foi um experimento feito com o rato onde ele ficava em uma caixa, no qual encontrava uma única barra. Por acaso ao pressionar esta barra o ratinho recebia uma gota d’agua, daí iniciava o processo de aprendizagem.


05) Diferencie:
• Reforçamento positivo e reforçamento negativo
O positivo é todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta a que produz e oferece alguma coisa ao organismo, ou seja, no caso da “Caixa de Skinner” (caixa com ratos para experimento), o reforçamento seria as gotas de águas com a pressão realizada pelo o ratinho na barra. Já o Negativo é todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta que o remove, o mesmo permite a retirada de algo indesejável (No caso do ratinho seriam os choques)
• Punição e extinção
A punição é outro procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta (O transito é um ótimo exemplo). Já a extinção é um procedimento no qual uma resposta deixa de ser reforçada (Um exemplo claro é em uma troca de olhares quando você deixa de ser correspondido, consequentimente as “investidas” irão desaparecer)
• Fuga e esquiva
Fuga é o comportamento reforçado é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento, ou seja, só há um estimulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, será evitado pelo comportamento de fuga, foge dele depois de iniciado. Um melhor exemplo de fuga é em um estrondo de um rojão que sem você esperar já iniciam os estrondos, e em seguida a pessoa tenta evitar alguma maneira o barulho que incomoda. Já a esquiva é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência do segundo estimulo. (Quando já sabemos da existência dos rojões, colocamos as mãos nos ouvidos com antecedência)

• Generalização e discriminação
Na generalização um estimulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estimula similar, mas diferente. Ex: As cores de um semáforo precisam ser distintas para que não confundam os motoristas. Já a descriminação é quando uma resposta se mantém na presença de um estimulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Um exemplo de melhor entendimento seria – A existência de normas e condutas para festas- Porem existem também as festas informais, com esse estimulo é capaz de discriminar as diferenças e nos comportar de maneira diferente em cada situação.

06) Faça um glossário com os termos centrais do Behaviorismo.
• Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento.
• Metodológico Consiste na teoria explicativa do comportamento publicamente observável da Psicologia, a qual postula que esta deve ocupar-se do comportamento animal (humano e não humano) apenas quando for possível uma observação pública para obter uma mensuração, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos
• O behaviorismo filosófico consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a idéia de estado mental, ou disposição mental, é na verdade a idéia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.
• O Operacionismo, derivado da influência do Positivismo Lógico sobre a Física
• Teoria Behaviorista estuda o problema do talento, tendência e traços mentais hereditários, que usualmente são considerados comportamentos instintivos, mas que os defensores desta teoria declaram como aprendidos, negando o papel da hereditariedade. Tem ainda uma visão radical acerca das emoções, determinando que são apenas respostas corporais a estímulos específicos.
• O behaviorismo de Skinner dedica-se ao estudo das respostas.
• O behaviorismo radical baseia-se na praticidade, propõe restaurar a introspecção sob os limites daquilo que podem ser observada dentro da pele humana.

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