quarta-feira, 20 de abril de 2011

História das Ideias Psicologicas


No dia 06/04/2011, nós da turma de Administração do 4° período “Conversamos” sobre a historia das ideias psicológicas, ao começar a aula tia LUH iniciou falando sobre a antiguidade mencionando sobre a Mitologia: Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
Os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.
A conversa foi iniciada com a simples frase: PORQUE EXISTE A NOITE? VOCÊS SABEM?           
Já existia o dia, representava a felicidade. Daí o grande cacique iria se casar e no meio de tantos presentes pré- casamento, a noiva ganhou um em especial: Era uma linda caixinha, ao abrir a caixa ali estava a “Noite”, com a descoberta parou a produção, e seguida elam orou, agradeceu e virou a LUA (Dividindo assim o dia e a noite).
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo.  Alguns gregos foram citados por nossa professora:
·         Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
·         Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
·         Apolo - deus da luz e das obras de arte
·         Atena - deusa da sabedoria e da serenidade.
Falamos um pouco sobre a origem das 4 estações do ano, que surgiu do acordo de Ades e sua esposa. Os Deuses interferiam nas sociedades da Roma, outro ponto a ser discutido por nós foi a historia da guerra de tróia ocasionada pela disputa da rainha Helena.
            O outro ponto a ser abordado foi à filosofia Pré-Socrática (Relação do homem com o mundo via percepção), ela inaugura uma mentalidade baseada na razão e não mais no sobrenatural e na tradição mítica. Os filósofos pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Assim são chamados pois são os que vieram antes de Sócrates, considerado um divisor de águas na filosofia. Esses filósofos se dividiam em dois grupos: os Idealistas que se vinculavam no mundo das idéias (O homem vê o mundo que existe) e os Materialistas eram ligados ao mundo materialista (Ou o mundo existe porque o homem o vê?). Para Sócrates nós teríamos que se responsabilizar por nossos atos, a razão era a categoria considerada a maior característica humana.
O filosofo mais importante do ocidente é o nosso querido Platão: Vários livros foram publicados com suas opiniões, ele dizia que existia um mundo perfeito de idéias  tendo uma separação de Corpo X Alma, quando nascíamos  um pedaço dessas idéias do mundo perfeito “encaixava” em nós (Que seria a alma), quando morríamos a alma voltaria para o mundo perfeito. Era idealista, pois trabalhava com a concepção de idéias, para ele a essência era mais importante que a existência.  Outro filosofo é o Aristóteles acreditava que todo o aprendizado estava na natureza, trazia um pouco da razão de Sócrates, a alma/corpo são indissociáveis. Existem três tipos de Alma:
-  Alma Vegetativa: Estaria presente em todos os seres vivos, a capacidade de todo organismo de se manter vivo.
-   Alma sensitiva: Capacidade de sentir o mundo em que estava (Percebe pelo sentido e percepção)
-  Alma Racional: Capacidade que temos de pensar sobre o pensamento.
            Outro importante filósofo foi Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre a alma X corpo, porém a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma divindade que ligava o homem a Deus. São Tomás de Aquino acredita na distinção entre essência e existência. Considera que o homem busca a perfeição através de sua existência e que  somente Deus seria capaz de reunir em termos de igualdade - a essência e a existência- Enfim, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus.
            No período do Renascimento, Descarte contribuiu para a psicologia. Ele afirmava que existia um dualismo entre mente-corpo que tornava possível o estudo do corpo humano morto, com isso possibilitava o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuiria para o progresso da própria Psicologia. Enfim, a psicologia cientifica é uma “evolução”, pois até o século 19 os temas psicológicos eram estudados exclusivamente por filósofos, depois passaram a ser investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia em particular. O status de ciência é obtido à medida que a Psicologia se liberta da Filosofia, e atrai novos estudiosos e pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário