terça-feira, 10 de maio de 2011

O BEHAVIORISMO EM DISCUSSÃO


Behaviorismo é um termo genérico para agrupar diversas e contraditórias correntes de pensamento na Psicologia que tem como unidade conceitual o comportamento, mesmo que com diferentes concepções sobre o que seja o comportamento. Através da observação e experimentação sistemática é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. A partir do behaviorismo a psicologia passa a ser uma ciência do comportamento humano, não pode mais ser considerada como ciência pura da consciência.
            O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista. Watson (1878-1958) foi o responsável pelo behaviorismo metodológico que é a filosofia do comportamentalismo, onde o ambiente refere-se apenas às condições externas, neste sentido tal behaviorismo considera importante o critério de “verdade” via consenso público, ou seja, o qual só pode ser alcançado para eventos externos e públicos (visto igualmente por mais pessoas além do observador).
Já o Behaviorismo radical (Skinner): é a filosofia da analise do comportamento. A linha de estudo de Skinner ficou conhecida como Behaviorismo radical, enquanto a principal preocupação dos outros eram os métodos das ciências naturais, a de Skinner era a explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas.
O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o correr do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente e o sujeito, passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário