quarta-feira, 1 de junho de 2011

Psicanálise Freudiana




Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.
O método básico da psicanálise é a “Livre associação”. O analisado, de maneira relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente, durante o encontro, a conversa é interpretado pelo analista, à psicanálise busca no inconsciente a origem dos problemas, para assim chegar a resolvê-los. Após a centralização inicial em Viena, a psicanálise expande-se pelo mundo, inicialmente na Europa, depois nos Estados Unidos e América Latina, sendo introduzida no Brasil pelo médico psiquiatra Juliano Moreira, tendo nos anos 50 e 60 seu apogeu e na França o país mais receptivo às suas idéias
O pai da psicanálise (Sigmund Freud), Freud é o principal expoente da psicanálise, inicialmente estudou o método de tratamento de Breuer e o caso Anna O, que serviram de base para a produção de sua imensa obra literária sobre seus casos clínicos e suas técnicas. O objeto de estudo da Psicanálise é o inconsciente. O inconsciente é considerado “o conjunto dos processos e fatos psíquicos que atuam sobre a conduta do indivíduo, mas escapam ao âmbito da consciência e não podem a esta ser trazidos por nenhum esforço da vontade ou da memória, aflorando, entretanto, nos sonhos, nos atos falhos, nos estados neuróticos ou psicóticos, isto é, quando a consciência não está vigilante”.
No inconsciente estão elementos instintivos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência. Enfim, A psicanálise, vendo a empresa como um ser com personalidade e inconsciente, pode ser usada para resolver os problemas intra e interpessoais e assim colaborar para o crescimento e sucesso da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário