terça-feira, 17 de maio de 2011

Conhecendo melhor o criador da psicanálise

Conhecendo melhor o criador da psicanálise





            Antes de definir a psicanálise é importante que conheçamos um pouco o seu criador Segmund Freud (Pribor,6 de maio de 1856 - Londres, 23 de setembro de 1939), médico neurologista vienense, que alterou radicalmente a vida psíquica.
            Uma investigação sistemática de problemas como: “Processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, ‘ as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como sendo problemas científicos, levou Freud a criar a Psicanálise.
            Para uma melhor compreensão da psicanálise é necessário que percorramos o trajeto pessoal de seu autor, desde a origem da ciência até a maior parte de seu desenvolvimento, pois grande parte de sua produção foi baseada em experiências pessoais, transcritas com rigor em algumas de suas obras como A interpretação dos sonhos e A psicopatologia da vida cotidiana.
            Foi utilizando a hipnose que Freud iniciou seus estudos, esse método era usado para tratamento de pacientes com histeria. Ao analisar a melhoria desses pacientes, elaborou a hipótese de que as causas das doenças eram psicológicas e não orgânicas. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do  inconsciente. 
             Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como fontes dos desejos do inconsciente.
            Desde o século XIX, as teorias do médico neurologista e seu tratamento com pacientes vêm sendo debatidos e suas idéias são analisadas no uso de tratamentos científicos e médicos, além de serem frequentemente debatidas em obras literárias e cultura geral.


Curiosidades sobre Freud:

Sua morte:

            Freud morre de cancro na mandíbula aos 83 anos de idade (passou por trinta e três cirurgias). Supõe-se que tenha morrido de uma overdose de morfina. Freud sentia muita dor, e segundo a história contada, ele teria dito ao médico que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina para terminar com o sofrimento, o que seria eutanásia.

Cocaína:

 Como um pesquisador da área médica, Freud foi um dos primeiros usuários e proponentes da  cocaína como um estimulante, bem como analgésico. Ele escreveu vários artigos sobre as qualidades  antidepressivas do medicamento e ele foi influenciado por seu amigo e confidenteWilhelm Fliess, que recomendou a cocaína para o tratamento da "neurose nasal reflexa". Fliess operou Freud e o nariz de vários pacientes de Freud que ele acreditava estarem sofrendo do transtorno, incluindo Emma Eckstein, cuja cirurgia foi desastrosa.
            Freud achava que a cocaína iria funcionar como uma panacéia para muitos transtornos e escreveu um artigo científico bem recebido, "On Coca", explicando as suas virtudes. Prescreveu-o para seu amigo Ernest  Von Fleischl-Marxow para ajudá-lo a superar o vício da morfina que tinha adquirido ao tratar uma doença do sistema nervoso.


Referências bibliográficas:
 BAHIA Mercês, FURTADO Odair, TEIXEIRA Maria de Lourdes Trassi, Psicologias:uma introdução ao estudo da psicologia-13.ed.refor. e ampl.-São Paulo: Saraiva, 2002.
Disponível em :< http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud> Acesso em :15 de maio 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário