sábado, 11 de junho de 2011

Aplicando conhecimentos....

Aplicando conhecimentos às organizações

                Após um semestre inteiro estudando psicologia, observei a importância de associar conhecimentos adquiridos na disciplina às organizações, o que será feito dando ênfase ao estudo do comportamento: Behaviorismo. 

Behaviorismo nas organizações:


             O Behaviorismo é um ramo do estudo do comportamento que se baseia em experimentações de laboratório com animais. Este ramo de estudo não focaliza especificamente a motivação humana para o trabalho, mas suas proposições e hipóteses oferecem alguns elementos para a compreensão dos mecanismos que ativam o comportamento humano, especialmente no que diz respeito à recompensa.
                O Behaviorismo aborda vários conceitos que o administrador moderno deve conhecer:

Condicionamento Operante:

O primeiro conceito importante do behaviorismo é o condicionamento operante. Segundo B. F. Skinner, o principal pesquisados e ideólogo do behaviorismo, o comportamento é reforçado por suas próprias conseqüências (chamada reforço).
Sempre que o organismo apresentar a necessidade de sobreviver, atender alguma necessidade ou proteger-se, e o comportamento produzir esse resultado, haverá a tendência de repetição desse mesmo comportamento.
Como o organismo repete o comportamento para obter o mesmo resultado, o behaviorismo é também uma teoria que explica alguns mecanismos de aprendizagem. O mecanismo de repetição é chamado de Condicionamento Operante. Como o comportamento produz o efeito desejado, a pessoa fica condicionada a repeti-lo nas situações de necessidade.



Muitos comportamento na situação de trabalho são operantes. Por exemplo: Usar terno e gravata ou chagar na hora em que o expediente tem início.



Reforço positivo:


Reforços positivos são estímulos ou recompensas, ou resultados que produzem satisfação, que fazem o comportamento repetir-se. Os comportamentos que evitam resultados indesejáveis, que produzem insatisfação, também tendem a ser repetidos.
Da mesma forma, os comportamentos que produzem efeitos desagradáveis, ou não produzem efeitos agradáveis, tendem a ser evitados.
De acordo com os Behavioristas, a recompensa só deve ser oferecida em contapartida do comportamento desejado, ou perderá sua força motivacional.

Punição:
Punição ou castigo é a conseqüência desagradável que ocorre após algum comportamento. Pode parecer que a punição é o oposto da recompensa e que, portanto, o comportamento que se castiga tende a não se repetir. Porém, o comportamento não funciona assim. Enquanto a recompensa aumenta a probabilidade de repetição do comportamento, não parece que o castigo aumente a probabilidade de evitá-la. De acordo com Gibson, Ivancevich e Donnelly, o castigo é um método ruim de motivação, pois:
  •           Os resultados do castigo não são tão previsíveis quanto os da recompensa.
  •           Os efeitos do castigo não são tão permanentes quanto os da recompensa.
  •         Os castigos são freqüentemente acompanhados por atitudes negativas em relação a que os aplicou e em relação à atividade que os produziu.


O transito é um excelente exemplo, pois apesar das punições aplicadas a motoristas e pedestres na maior parte das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os têm motivado a adotar um comportamento adequado para o trânsito. (Não é um exemplo incluso nas organizações).


Programação de estímulos:



A programação de estímulos refere-se à freqüência do reforço. O reforço pode ser contínuo ou intermitente. O reforço contínuo é oferecido sempre que o comportamento desejado ocorre.
O Reforço intermitente é oferecido algumas vezes sim, outras não. O comportamento que é reforçado de modo intermitente tende a ser resistente à extinção, porque os indivíduos acham que a suspensão da recompensa, em uma vez, não significa que ela será eliminada na próxima. A programação intermitente, desse modo, cria um efeito de expectativa.


Extinção:


Extinção é o que acontece quando o comportamento não é reforçado e tende a desaparecer. Um comportamento condicionado a uma recompensa enfraquece e tende a desaparecer quando a recompensa não é fornecida.


Modificação do comportamento:


Algo do comportamento humano nas organizações e na sociedade pode ser explicado por meio dos princípios do Behaviorismo. A punição, por exemplo, sempre foi usada para coibir comportamentos indesejados.
Muitos dos métodos de pagamento por peça, premiação por freqüência, programas de incentivos e mesmo promoção por mérito têm premissas semelhantes às dos Behavioristas. Entretanto, há uma corrente que propõe a aplicação deliberada desses princípios. Essa é a corrente da Modificação do Comportamento ou corrente do reforço positivo, por causa da preferência pelo método da recompensa.


Referências bibliográficas:
Maximiano,A.C.A. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à revolução Digital.São Paulo: 6ª edição, Atlas S.A. 2008. Pág 249-257.



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