sábado, 11 de junho de 2011

“Personalidade e Falsa consciência nas Organizações”

“Personalidade e Falsa consciência nas Organizações”


Para ficar por dentro...


Qual a relação entre personalidade e meio ambiente? 

Embora relativamente estável no tempo, a personalidade sofre a influência do meio, que pode ser profunda. Frustrações, pressões, stress podem levar até a desintegração da personalidade e a um desajustamento emocional. A fonte mais comum de frustração é uma barreira ou impedimento à satisfação de um motivo.

Conceito de personalidade.

 Chama-se personalidade o conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizados de forma própria. Ela se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de sentir e de agir de cada pessoa.
Segundo o estudo da personalidade:
·         Duas pessoas nunca são iguais;
·         Cada pessoa mantém certa consistência psicológica que perdura no tempo e que a identifica;
·         Para a compreensão da personalidade é necessário estudar  como os traços psicológicos  se organizam entre si;
·         A personalidade é um constructo inferido do comportamento observável.

Como a personalidade pode manter-se relativamente estável e, ao mesmo tempo, desenvolver-se?
 
O meio ambiente não é determinante exclusivo da personalidade, apesar de exercer influência sobre ela.   O meio pode favorecer ou impedir o ajustamento do indivíduo,  desenvolvendo ou modificando os traços psicológicos, haja vista a interação existente entre  um indivíduo e o contexto em que está inserido. Há traços que são relativamente estáveis em situações diversas, o que marca a particularidade de uma personalidade em relação a outra. São relativamente constantes, difíceis de serem modificados mesmo quando é a vontade do indivíduo. Por outro lado, alguns traços sofrem por vezes muitas alterações no decorrer da vida, sendo reflexo do nosso modo de enfrentar diferentes experiências ou experiências semelhantes em diferentes momentos.

Que são  barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?

 Numa empresa, um exemplo de barreira situacional ocorre quando tarefas e espaços organizacionais não são bem definidos, o que torna difícil a realização do objetivo da realização profissional. Um exemplo de barreira interpessoal  é quando um chefe impede um indivíduo criativo de colaborar mais ativamente no trabalho( Impedimento da satisfação de um motivo por outrem). Já a barreira intrapessoal decorre de limitações (físicas ou mentais) ou conflitos da própria pessoa. Um exemplo: Quando alguém subordina as próprias ideias às do chefe para fazer carreira.




Como se explica, do ponto de vista da personalidade, que uma pessoa possa comportar-se de maneiras diferentes e não ser considerada desajustada?

Novamente é retomada aqui a relação entre o indivíduo e o ambiente. Certas características psicológicas consideradas negativas em uma determinada situação, podem ser consideradas aceitáveis em outra.  A agressividade, por exemplo, segundo o texto, quando adequadamente canalizada, é importante e até necessária, pois implica enfrentar novas situações e correr riscos.

Por que é importante conhecer a organização em que trabalha o indivíduo para compreender sua personalidade?
 
A personalidade desenvolve-se e modifica-se à medida que o indivíduo interage com outros indivíduos e com um meio social mais amplo. Porém, toda avaliação da personalidade é um problema complexo pela impossibilidade de ser mensurada. A realidade psicológica pode apenas ser inferida do relacionamento interpessoal em diferentes situações.  Entretanto, o modo como o indivíduo se posiciona diante das situações de formalidade e das exigências de uma organização têm sido explorados como  indicadores válidos no estudo da personalidade.

Qual a influência da estrutura organizacional sobre a personalidade de seus membros?
 
Dentro das organizações as situações de formalidade podem por um lado facilitar a interação entre os ocupantes de diferentes funções, mas podem também gerar o conformismo e a adequação às características psicológicas do indivíduo às exigências da organização.

Quais os problemas da avaliação da personalidade encontrados pelos psicólogos?

Embora as capacidades individuais possam ser medidas, a avaliação da personalidade é um dos problemas mais complexos encontrados pelos psicólogos. Isso porque, entre outras coisas, os traços psicológicos assumem dimensão e relevância diferentes, dependendo da situação vivida pelo indivíduo em cada momento.

* Atividade respondida como forma de explicar o assunto: “Personalidade e Falsa consciência nas Organizações”


Nenhum comentário:

Postar um comentário