sábado, 11 de junho de 2011

O que é BEHAVIORISMO?


BEHAVIORISMO
Este sistema de psicologia fundado por Watson é sem dúvida, a mais controvertida das teorias americanas. Watson propôs o Behaviorismo Metodológico ou Empírico, onde desejava aplicar as técnicas e princípios da psicologia animal ao seres humanos. Este foi um dos aspectos positivo tendo como ponto principalo comportamento como fonte de dados, tendência que perde terreno para a fenomenologia e psicologia Existencial.
O principal ponto de controvérsia em trono do Watson e suas idéias, foi a negação da existência da mente, o que constituiu o Behaviorismo Radical. Não sendo o Watson o primeiro a destacar a necessidade da objetividade em psicologia. Diserers definiu o objetivismo como: todo e qualquer sistema de substituição de dados subjetivos e introspectivos, por dados objetivos e observação direta. Cabanis afirmou que os eventos “ mentais” são funções do organismo total e não apenas da mente.
O Positivismo fundado pelo francês Auguste Comte, acreditava que só o conhecimento social,objetivamente observável, pode ter validade. Acreditava que o pensamento humano se desenvolvia de três modos:
-o teológico
-metafísico
-científico ou positivista.
Mais construtivamente Comte salientou dois tipos de estudos das funções afetivas e intelectuais.
-1º determinava com precisão as condições orgânicas de que essas funções dependem;
-2º observar a seqüência de comportamento . Suas idéias foram seguidas pelos materialistas franceses e britânicos. A Psicologia Animal teve fundamental importância para a evolução da psicologia como ciência. Fundamentada na teoria de Darwin que afirmava a continuidade de comportamento animal no homem, tendo o animal como referencial para o estudo do comportamento humano. Morgan adaptou a lei da parcimônia à psicologia comparada (do + simples p/ o + complexo), usando uma metodologia semi-experimental e observações parcialmente controladas. Supôs que os processos de aprendizagem humana e sub-humana eram contínuos.
O biologista Jacques Loeb foi o nome mais importante que se seguiu no desenvolvimento da psicologia animal. Loeb é o responsável pela aceitação do conceito detropismo (movimento forçado, como fator explicativo no comportamento animal) – Tropismo a reação é uma função direta do estímulo.
Tratou o problema da consciência de modo objetivo para apurar se um organismo era ou não consciente, (consistiaem apurar se o organismo manifestava memória associativa). Generalizou-se nas ciências biológicas o estudo do comportamento animal, onde deu-se um crescente interesse impelindo dessa forma a psicologia objetiva para o primeiro plano.
A terceira maior tendência foi o funcionalismo americano, que levou o behaviorismo (orientação objetiva). Max Meyer declarouseu completo objetivismo ao publicar The Fundamental Laws of Human Behavior.
Behaviorismo Watsoniano – ciência natural que abrange o comportamento humano, ações e verbalizações, tanto aprendidas como não aprendidas objeto de estudos.Falar comportar-se, abertamente ou para nós próprios. Tinha dois objetivos específicos conhecido o estímulo, prever a resposta. Postulados
-análise do comportamento por métodos científicos, naturais e objetivos
-comportamento redutível a processos físico-químicos
-determinismo de causa e efeito, toda e qualquer resposta tem alguma espécie de estímulo
-rejeita os processos conscientes, por os considerar sobrenaturais, não podendo serem estudados cientificamente.
Na natureza dos dados, o caracter dos mesmos são sempre objetivos,devendo serem analisados quantitativamente, constituindo como unidade de descrição as relações estímulo resposta. Os princípios de conexão adotou uma versão mais antiga do associacionismo.
Acabou reconhecendo que a base para toda a aprendizagem partia da cadeia mais simples de reflexos para a mais complexa. Sustentou ainda que a seletividade da resposta e do estímulo suficiente depende unicamente das conexões E_R, inatas e adquiridas. Apesar da negação ou rejeição do estudo da mente-e-corpo Lashley adotou uma posição behaviorista radical – onde reduz inteiramente a mente às funções fisiológicas. Mesmo havendo muitos argumentos contrários a existência da consciência.
Watson passou do trabalho experimental com animais para as pesquisas que fez sobre o condicionamento e recondicionamento das reações emocionais em crianças pequenas. Trabalho que representou o melhor exemplo de aplicação Técnica de Condicionamento dos primeiros behavioristas clássicos. Em pesquisas com crianças maiores descobriu que o medo não é herdado, e que era possível estabelecer o medo em um sujeito, sob condicionamento, conseguindo demonstrar em seguida que a resposta condicionada se espalha e se generaliza a estímulos semelhantes previamente neutro.  
Mais tarde voltou-se para o problema de eliminação do medo condicionando-o. As técnicas usadas não produziram resultados, mas Mary Cover Jones sob orientação de Watson utilizou a técnica de descondicionamento, que foi eficaz ao ser aplicada de forma contínua.
Concluiu que a organização emocional está sujeita às mesmas leis de outros hábitos e que o meio exerce fundamental importância na formação do comportamento humano.
Para Skinner, o organismo não é nem gerente nem indicador de ações, é o palco onde as interações Comportamento_Ambiente se dão. Partindo do mesmo pressuposto epistemológico de Watson, o modelo de Skinner adota o associacionismo de Thornidike como base de suas formulações psicológicas do comportamento, as quais são marcada pela preocupação com a aprendizagem. Interessou-se pela analise de aprendizagem, verbal, pelo adestramento e pelo controle do comportamento mediante o reforço programado.
Skinner insistia numa abordagem estritamente descritiva e teórica da pesquisa sobre o comportamento, onde o seu objetivo foi a “análise funcional do comportamento”.
            As suas principais contribuições foi o seu perseverante trabalho da programação do reforço no condicionamento operante, e com ênfase no reforço intermitente, aplicado de forma sistemática, além disso desenvolvei o método de modelagem.
Programa incontingente – Comportamento supersticioso, que seria a administração de reforços de forma temporal e espacial aleatória gera resposta aleatória por parte do sujeito.
Programa contingente – Administração de reforço freqüências de forma temporal e espacial definida gera resposta também previsível por parte do sujeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário