domingo, 12 de junho de 2011

LIDERANÇA X “VIDA DE INSETOS”




Comparando o texto de “Liderança” com o filme (Vida de insetos), percebe-se que ambos tratam sobre a importância do grupo na organização. “Grupos” são mais de dois indivíduos que compartilham “normas”, no filme mostra que o comportamento de cada um tem conseqüência sobre os demais, mostra também a relação líder – liderado entre os indivíduos. O “líder“ precisa estabelecer influencia sobre os outros, na busca de obter uma fonte de contribuição positiva para o processo do grupo, no caso o que o “pequeno” herói buscou durante o filme exercer um papel de líder, vencendo os obstáculos e conseguindo aos poucos o exercício das funções de liderança.
Nas organizações empresariais é predominante a existência de grupos, a liderança surge na medida em que os grupos de desenvolvem. No texto destaca-se a “Liderança” democrática, que é o envolvimento e a participação dos membros do grupo para a distribuição da responsabilidade entre eles, isto é bem relacionado com a prática do filme onde juntos todos do formigueiro distribuem suas responsabilidades para que fortaleçam a estrutura do grupo, com suas habilidades e capacidades.
Enfim, a interação do grupo com os liderem são essenciais para que na organização haja um melhor desempenho de função, proporcionando o crescimento da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário