domingo, 12 de junho de 2011

GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO



Os desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas para se estabelecer no mercado e enfrentar a concorrência trouxeram a necessidade de estruturas de trabalho mais eficazes. Uma das estratégias que podem ajudar na conquista dessas metas é a formação de equipes, um assunto que tem se popularizado tanto nas grandes empresas quanto entre micro e pequenos empresários. A questão é que muita gente confunde grupo com equipe.
No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos. Não obstante, os resultados ficam aquém do esperado. Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.  Quatro conceitos estão relacionados aos grupos de trabalho. Os papéis diferenciam as posições e funções especificas dos indivíduos em um grupo ou equipe. As normas são regras de comportamento do grupo que, em vários deles, são fortemente enfatizadas. A coesão do grupo é a soma das forças que o mantêm unido. Grupos bastante coesos enfatizam suas normas. A perda no processo refere-se ao tempo e esforço que os membros gastam para manter o grupo em atividade, em vez de trabalhando na realização de tarefas.

"TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE"
Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. 
Equipes estão unidas em torno de um objetivo comum, ao redor do qual existe adesão das pessoas a uma meta e a disponibilidade de reconhecer que o desempenho individual não pode assegurar os resultados desejados. Interdependência é a palavra-chave e é considerada a principal diferença entre grupo e equipe. O nível de comprometimento com o trabalho também é maior nas equipes, pois seus componentes têm mais oportunidades de tomar decisões sobre as tarefas e responsabilidades de cada um, o que aumenta a “adesão” do empregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário