segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia 27 de agosto é o Dia do Psicólogo!

Queridos Conversadores!
Tenho algo importante para contar para vocês, a minha descoberta sobre o “dia” do psicólogo que é comemorado todo dia 27 de agosto de cada ano (Hahaha). Nesse meu  interesse sobre coisas que envolvem psicologia achei um ótimo assunto para ser discutido nesse blog, talvez existam pessoas que desconhecem este dia e tenham curiosidade de saber um pouco sobre esses “humanos” considerados tão importantes na sociedade (PSICÓLOGO).
Primeiramente a palavra psicologia deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, que foram os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos buscando obter respostas sobre a natureza da alma. Daí se diz: que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos. Hoje, a definição da psicologia se evoluiu, para os psicólogos seria "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção”. O objeto de estudo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.
O futuro campo de atuação deste profissional é amplo, o psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa. Outra área de grande importância seria a psicologia jurídica aborda o acompanhamento dos processos de adoções ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliarem os detentos. Lembrando que esses profissionais dependendo da área que ira atuar, vai lidar com pessoas com seus sentimentos, medos e desejos diversos.
DADOS INTERESSANTES:
São 230.000 psicólogos inscritos no Conselho Federal de Psicologia (93% mulheres e mais de 50% abaixo dos 30 anos), e temos 480 Cursos de Psicologia no Brasil, ou seja, nos próximos anos serão formados cerca de 40.000 psicólogos.
Caro leitores, essas informações sobre a nossa querida psicologia foi uma maneira mais fácil de vocês poderem entender mais sobre a realidade dos nossos psicólogos.
Abraço e até a próxima postagem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário