terça-feira, 15 de março de 2011

Para que psicologia???

           
             No curso de Administração, é comum depararmos com os mais diversos tipos de disciplinas, umas cheias de números e outras cheias de textos enormes para lermos. Embora bem diferentes umas das outras, estas disciplinas nos permitem deduzir “de cara” como as utilizaremos quando estivermos exercendo o papel de administradores.
            Quando estudamos economia percebemos que a matéria estudada nos ajudará a entender o contexto econômico para tomarmos decisões na empresa. Ao estudarmos informática, percebemos que devemos saber lidar com a tecnologia para ser um bom administrador; Contabilidade, para verificar como está o desempenho econômico da empresa, mas... e Psicologia?  Para que serve?
            Enquanto alunas de administração é comum ouvirmos, lermos e nos darmos conta de que nossa futura (ou atual) profissão será totalmente ligada a pessoas. Observamos isso cada vez que falamos em liderança, em sabermos conviver em grupos, em tentar satisfazer as exigências dos clientes, ou seja, temos como objeto de estudo Pessoas, assim como ocorre com a Psicologia.


            Segundo Juliano de Paula Dias, a Psicologia, etimologicamente, seria a "a ciência da alma"; o termo provém de duas raízes gregas: psike= alma e logos= descrição ou ciência. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.
            Ainda segundo o autor, nas organizações, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e/ou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas.
            Viu só como Psicologia e Administração se “encaixam”?  Ambas se concentram nos fenômenos relacionados com o funcionamento e comportamentos de indivíduos e grupos. 



Nossa primeira aula de psicologia!

 

               Na quarta-feira do dia 02-03-2011, foi a primeira aula da disciplina de Psicologia ministrada pela professora Luciana.
            No primeiro momento Luciana pediu que cada aluno escrevesse cinco verbos; cinco adjetivos e cinco substantivos que representassem cada um de nós.  Daí surgiu a nossa curiosidade de como seria usado essas palavras ?!, mas a professora acabou fugindo um pouco deste foco e iniciou a aula com alguns questionamentos sobre a origem da Psicologia e o que achávamos que iríamos estudar nessa disciplina fazendo com que os alunos participassem da aula com suas opiniões. Em seguida, formamos duplas e discutimos sobre o ditado popular: "Pau que nasce torto, morre torto" e depois a opinião da dupla foi passada para a turma. Feito isso surgiram divergências sobre o sentido do ditado, o que tornou o momento dinâmico e com muitos questionamentos e explicações.
           Após a discussão, foi realizado uma dinâmica interativa entre os alunos. Caracteristicas eram ditas durante  a brincadeira e você se encaixava no perfil que mais representasse seu estilo, no final a sala se dividiu em dois grupos (O grupo dos lideres e o outro dos subordinados) continuando a dinâmica cada subordinado escolhia dois lideres e elaboravam oito caracteristicas principais de um lider. Daí veio a resposta para nossa curiosidade, o mais interessante foi que após o término aqueles substantivos; adjetivos e verbos associados a  nós foram comparados com as caracteristicas obtidas de um lider.
           Para formar os grupos que iriamos trabalhar juntos até o final do semestre, a profesora fez uma pequena brincadeira alternando alguns alunos de lugares e formando novos grupos. Porfim, esclareceu questionamentos sobre a sua metodologia, formas de avaliação e a novidade sobre a terceira nota que foi o criativo BLOG que será atualizado por nós: Géssika Thissiany, Àguida Jessica e Jonir Oaiana.

9 comentários:

  1. Foi muito interessante o primeiro encontro, gosteeei demais e amei meu grupo hehe :)

    ResponderExcluir
  2. achei legal a discussão sobre o ditado popular...nunca tinha parado para analisar ele da forma q a professora expôs...gostei! Águida

    ResponderExcluir
  3. Queria pagar uma disciplina relacionada a psicologia =\

    ResponderExcluir
  4. achei muito legal e interessante o debate sobre o ditado popular !

    ResponderExcluir
  5. foi mesmo! Mais depois que tivemos a explicação sobre subjetividade e objetividade pude entende-lo melhor.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que envolve Psicologia é maravilhoso de ler e de entender. Estou adorando analizar coisas que as vezes passavam dispercebidas. Muiito muito bom mesmo !!

    ResponderExcluir
  7. Achei Legal! Ges, tu é blogueira agora? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a forma de demonstrar que as áreas estão conectadas, isto é um passo para mostra o pq de ter que conhecer áreas distintas do conhecimento!

    ResponderExcluir