segunda-feira, 13 de junho de 2011

A necessidade do poder


A necessidade do poder










O poder parece ser uma necessidade em muitas pessoas. E com ele muitas coisas aparecem associadas: sucesso, admiração, competição, valor, dinheiro, status e especialmente o controle e a superioridade do “eu”.
O poder pode ser gostoso e sedutor, mas anda na contramão dos relacionamentos humanos. Em uma relação de poder fica implicita uma diferença de “valor” entre as partes. Como se um ser – e suas vontades e necessidades – fossem menos importantes que as do outro.
O irônico dessa história é que só tem sede de poder, controle e superioridade quem se incomoda com e possui dentro de si os sentimentos opostos – falta de poder, falta de controle e inferioridade.
Esse raciocínio é muito lógico. Quer mais dinheiro quem pensa que não tem o suficiente, quer emagrecer quem pensa que está acima do peso, quer ser melhor quem não suporta a idéia de que existem pessoas que se destacam mais do que você.
O maior desastre que a luta pelo poder causa são as guerras. O segundo maior desastre são os amores incompletos. Amor e poder andam na contramão. Respeito poderia ser um belo substituto do poder nos relacionamentos – não só amorosos, mas familiares, de amizade, coleguismo, e assim por diante.
Precisamos mesmo imbutir o poder em nossa imagem?

Disponível em: <http://www.terapiaemdia.com.br/?cat=48&paged=2>.Acesso em : 13 de junho de 2011.


*Texto blogado para que você leia e reflita =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário