sábado, 11 de junho de 2011

curiosidades


E coca-cola, vicia?

Category: Behaviorismo • Curiosidades
Posted on: Julho 29, 2009 1:57 PM, by Felipe Epaminondas
20090729_cocacola.jpgEstava almoçando hoje e bem na minha frente estava um senhor tomando uma Coca-cola direto da latinha. Estava quente, eu com a comida salgada na boca, vendo ele tomar a coca e no fundo uma geladeira cheia de refrigerantes, nessa hora me deu uma vontade incontrolável de tomar Coca-cola.
E eu pensei "Gastar dinheiro pra quê? Lá em casa tem suco!". Mas a imagem do suco não me pareceu muito atraente, eu queria Coca-cola!
Não sou médico nem conheço a química que tem na Coca-cola, mas sei falar do lado psicológico da coisa. Bebida gelada no calor é algo que todos gostamos, certo? Ver a Coca-cola quando eu estiver um bom tempo sem tomar nada é suficiente para eu salivar, mas outros estímulos ambientais também contribuíram para essa minha sede, que foram o sal da comida, o calor, o horário e o desenho da lata da coca.
Isso aconteceu por causa de um processo chamado emparelhamento de estímulos oucondicionamento pavloviano (clique aqui para ver um vídeo explicando o que é isso). Basicamente, um estímulo (a coca) que eliciava uma resposta (o salivar) quando apresentado várias vezes junto a outros estímulos neutros (horário do almoço, comida, desenho na lata) acabam fazendo, no futuro, com que esses outros estímulos neutros causem na pessoa a mesma resposta, o salivar, e daí a minha sede de coca-cola.
Me fez lembrar na época da graduação que costumávamos jogar sinuca em um bar que ficava na esquina da minha casa. Um dia fiz um experimento: paguei uma Coca 600ml pra mim e meu colega. Uma semana depois paguei novamente. Na outra semana ele virou e disse "nossa deu vontade de tomar uma coca, peraí vou pegar pra gente". Bingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário