sábado, 18 de junho de 2011

Atividade

Comportamento Humano nas Organizações
01 –A influência está associada a um conjunto de ações. Dentro das características da personalidade vemos como os estudos revelam a grande influencia da personalidade. O individuo por sua vez vêm “carregado” de habilidades que servem para controlar os reforços no seu ambiente o também chamado LOCUS de controle e desempenho.
   Este mesmo individuo é movido por características do trabalho e desempenho, ou seja, quando ele é interessante e agradável as pessoas gostarão dele. O que já deixa claro que o ambiente e a personalidade influenciam no comportamento e desempenho do profissional.  
                Para ver bem estas questões também são estudados sistemas de incentivos e desempenho, que consiste na possível forma de melhorar o desempenho, pelo meno o quantitativo. Porém estudos feitos por Hawthorne mostra que os fatores sociais físicos para o desempenho no trabalho.

02- Um dos principais objetivos do campo dos fatores humanos ou ergonomia é melhorar o desempenho no trabalho por meio do projeto de ferramentas e equipamentos. Apesar de os estudos de Hawthorne sugerirem que o ambiente social é mais importante do que o físico, o ambiente físico também influencia o desempenho.  Aspectos físicos como a iluminação e o nível de ruídos, bem como o projeto de equipamentos e da forma com que a informação e apresentada, têm influências importantes no desempenho.

03- Toda organização, o trabalho é desempenhado por grupos e equipes. Os grupos são conjuntos de indivíduos que interagem entre si e dividem tarefas, visando objetivo inter-relacionados. As equipes são um tipo grupo de trabalho, os membros das equipes têm papeis diferentes e a equipes tem um objetivo em comum. Possui três propriedades especificas: As ações dos indivíduos devem ser independentes. Os membros devem ter um papel especifico, deve Havre tarefas com o mesmo objetivo.
  A distinção é clara: “Todas as equipes são grupo, mas nem todos os grupos são equipe”. Pois o grupo consiste no agrupamento de pessoas, mas as mesmas podem realizar suas tarefas sozinhos, já uma equipe é um grupo de pessoas que não podem realizar seu trabalho, sem os outros membros de sua equipe.

04- Existem quatro conceitos relacionados aos grupos de trabalho: Os “papeis” diferenciam as posições e funções especificas dos indivíduos em um grupo ou equipe, são especificados pela organização e são partes de uma descrição formal do trabalho; As “normas” são regras de comportamento do grupo. Elas podem englobar desde o código de vestimenta e a forma de falar até o empenho com que as pessoas trabalham; A “coesão” do grupo é a soma das forças que o mantém unido, é um fenômeno do grupo e todos os membros devem estar motivados gastam para manter os grupos em atividade, em vez de trabalhando na realização das tarefas.
  A criação da equipe é uma das inúmeras intervenções projetadas para melhorar o funcionamento das equipes.

05- Há vários processos que possibilitam um melhor desempenho nos grupos, para isso há alguns tipos de intervenção: Grupos de trabalhos autônomos recebem a responsabilidade por trabalhos inteiros, como fabricar produtos completos como aparelhos e automóveis. Os círculos de qualidade que são grupos de funcionários que se reúnem periodicamente para propor soluções aos problemas relativos ao trabalho e a criação de equipes que é mais uma das intervenções projetadas para melhorar o funcionamento e desempenho das equipes de trabalho.

06- No capítulo de título “Grupos e equipes de trabalho”, afirma-se que grande parte dos trabalhos desempenhados nas organizações são desenvolvidos pelos grupos e equipes de trabalho, em seguida, afirma que o desempenho organizacional pode ser afetado pela presença de vários indivíduos na realização das tarefas (o desempenho total é a soma dos desempenhos individuais), ainda no texto, são apresentados alguns tipos de intervenções que têm potencial para melhorar o desempenho dos grupos (círculos de qualidade, grupos de trabalho autônomos e criação de equipes). O segundo texto, de título “Comportamento produtivo e contraproducente do funcionário”, também aborda o desempenho da/nas organizações, afirmando que este (desempenho) é uma variável central para a psicologia organizacional, que visa a melhoria do desempenho. No texto o desempenho na organização é conceituado como resultado da interação entre a habilidade e a motivação na organização.

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