terça-feira, 29 de março de 2011

Você é um psicólogo, sabia?


É engraçado como alguns não gostam de psicologia e por isso nem se dão conta que usam ela no seu dia-a-dia. Coisas simples do nosso cotidiano estão diretamente ligadas a psicologia e nem nos damos conta disso. Quer ver? Falamos tanto em Senso comum ou psicologia do senso comum, mais será que sabemos o que é isso?

Para Marcello FERNANDES; O senso comum é este saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática ou metódica e sem qualquer estudo ou reflexão prévia. Ou seja, está relacionado ao conhecimento da realidade, aquele conhecimento que vamos acumulando no nosso dia a dia, intuitivo, baseado em tentativas e em erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração em geração. Integra o conhecimento humano. Exemplo: Esfregar um dos dedos na mão até esquentar e por em cima do "ter-sol" acaba com ele; Chá de camomila acalma; Gatos de três cores são fêmeas. Não há provas cientificas sobre isso, porém todos nós indicamos isso para os amigos, ou ate mesmo praticamos isso.
Este também é chamado de Psicologia do Senso Comum, esta compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Por isso é comum dizer que todos nós temos um pouco de psicólogos, ou vai me dizer que você nunca usou termos que se referem à psicologia no seu cotidiano?
Acho muito difícil você não ter usado. Alguma vez você já disse pra sua namorada; “VOCÊ É MUITO NEURÓTICA”; ou disse pra sua irmã; “GAROTA DEIXA DE SER HISTERICA”?
Se sua resposta foi sim, sinto em te informar: Você já usou sim termo da psicologia em seu cotidiano.
O fato de usarmos esses termos não quer dizer que sejamos psicólogos, mais nesses momentos estamos usando nosso senso comum. Nem sempre ele está correto, pois não se tem uma base de estudos, uma base científica. O psicólogo que há dentro de nós é diferente daquele que estudar para ser um psicólogo. Nós nos deixamos levar por experiências vividas e não por conhecimentos pré adquiridos, mas nem por isso deixamos de “dar uma de psicólogos”.

Caros conversadores meu lado psicólogo deixa um conselho para vocês: COLOQUEM SEMPRE O PSICÓLOGO QUE HÁ EM VOCÊ PARA FORA! VIVA, QUESTIONE, BUSQUE SEMPRE NOVOS CONHECIMENTOS.

Abraços.



3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk
    ja disseram para mim deixar de ser neurotica e histerica... falando serio!!
    Legal... Parabensss Adoreiii saber que sou uma psicologa... rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  2. mais sua psicologia é a do SENSO COMUM... :D

    ResponderExcluir