terça-feira, 29 de março de 2011

Ciência e Senso Comum


  Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método cientifico as quais regem as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

Mas esta mesma psicologia tornou-se acessível a todos, o que originou o que chamamos de Psicologia do Senso Comum

“Método informal utilizado por gerações de uma sociedade para formular conclusões estáveis e que se exprimem, por exemplo, por provérbios.”
A psicologia do senso comum é frequentemente utilizada por todos nos no dia-a-dia, tanto para explicar o nosso próprio comportamento como para explicar o comportamento dos outros.
Esta psicologia baseia-se nas experiências pessoais e nas lembranças de cada um. Varia de época para época, devido aos conhecimentos que são transmitidos à maioria das pessoas dessa mesma época.
O problema da psicologia do senso comum é que ela não permite avaliar questões complexas, só permite avaliar e resolver questões relativamente simples.
“Conjunto de opiniões tão geralmente aceites em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações.”
Em todas as épocas há sempre uma minoria de indivíduos, com mais conhecimentos que possuem uma psicologia do senso comum mais desenvolvida. Estes indivíduos normalmente não são muito bem aceites pela sociedade.
O que a diferencia da psicologia científica é o uso de recursos e “provas” que evidencie a veracidade do que se fala. 

Concluímos então que:

 Psicologia Científica

Baseia-se nos sentidos e, por isso, acredita em tudo o que vê e sente, a psicologia científica é mais incrédula e procura através do raciocínio e dos métodos experimentais comprovar aquilo que os sentidos mostram. A ciência é um método de pesquisa...
Psicologia do senso comum
 “Método informal utilizado por gerações de uma sociedade para formular conclusões estáveis e que se exprimem, por exemplo, por provérbios.” A psicologia do senso comum é frequentemente utilizada por todos nos no dia-a-dia, tanto para explicar o nosso próprio comportamento como para explicar o comportamento do próximo

.



 

2 comentários: